Visualização da Página

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Conexões residenciais com a Internet

    Uma rede de acesso residencial liga o computador pessoal existente em uma residência a um roteador de borda.
    Provavelmente, a forma mais comum de acesso residencial é o uso de um modem com uma linha discada ligado por meio da rede pública de telefonia a um provedor de acesso. O modem doméstico converte sinal digital de saída do computador para o formato analógico a fim de que o sinal possa ser transmitido pela linha telefônica analógica. O modem do provedor de acesso reconverte o sinal analógico para o formato digital para entrar no roteador. Nesse caso, a rede de acesso é simplesmente um enlace discado ponto a ponto (point to point) ligado a um roteador de borda. O enlace ponto a ponto é realizado através do par de fios trançados de uma linha telefônica. Hoje, as velocidades do modem permitem taxas de acesso de até 56 Kbps. Contudo, devido à baixa qualidade das linhas de par trançado existentes entre muitas residências e os provedores de acesso, a velocidade real que muitos usuário conseguem é bem menor do que 56 Kpbs.
    A tecnologia ISDN (Integrated Services Digital Network - rede digital de serviços integrados), de banda larga permite a transmissão totalmente digital dos dados de um computador doméstico por linhas de telefonia ISDN para a centra da companhia telefônica. Esta tecnologia provê velocidades mais altas de acesso (por exemplo, 128 Kpbs) entre os computadores residenciais e uma rede de dados como a Internet.
    Outras duas tecnologias importantes de conexão residencial com a Internet são: a ADSL e a HFC.
    ADSL (linha digital assimétrica para assinantes) é uma tecnologia de modem que também funciona com par de fios trançados, mas pode transmitir a taxas de dados de 8Mbps do roteador do provedor de acesso até o computador caseiro e a uma taxa de 1Mbps na direção contrária. A ADSL utiliza a multiplexação por divisão de freqüência. O enlace fica divido em 3 faixas independentes: um canal de alta velocidade na direção do usuário, um canal de velocidade média na direção do provedor de acesso e um canal telefônico comum de duas vias.
    HFC (linha híbrida de cabo de fibra e cabo coaxial) são extensões das redes de cabo existentes usadas para as transmissões de TV a cabo. Os modens a cabo dividem a rede HFC em dois canais: um canal na direção do usuário (descida) e um canal na direção do provedor de acesso (subida). Como acontece com a ADSL, aloca-se ao canal do usuário uma largura de banda maior e, por conseguinte, uma taxa de transmissão maior. Contudo, na HFC (ao contrário da ADSL), essas velocidades são compartilhadas entre as residências.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário