Visualização da Página

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Cabo Par Trançado

    O cabo par trançado surgiu com a necessidade de se ter cabos mais flexíveis e com maior velocidade de transmissão, ele vem substituindo os cabos coaxiais desde o início da década de 90.
    O nome “par trançado” é muito conveniente, pois estes cabos são constituídos justamente por 4 pares de cabos entrelaçados.Os cabos de par trançado, usam um tipo de proteção mais sutil: o entrelaçamento dos cabos cria um campo eletromagnético que oferece uma razoável proteção contra interferências externas.

    Existem basicamente dois tipos de cabo par trançado. Os Cabos sem blindagem chamados de UTP  e os blindados conhecidos como STP. A única diferença entre eles é que os cabos blindados além de contarem com a proteção do entrelaçamento dos fios, possuem uma blindagem externa, sendo mais adequados a ambientes com fortes fontes de interferências.


Vantagens

Preço = Mesma com a obrigação da utilização de outros equipamentos na rede, a relação custo beneficio se torna positiva.
Flexibilidade = Como ele é bastante flexível, ele pode ser facilmente passado por dentro de conduítes embutidos em paredes.
Facilidade = A facilidade com que se pode adquirir os cabos, pois em qualquer loja de informática existe esse cabo para venda, ou até mesmo para o próprio usuário confeccionar os cabos.
Velocidade = Atualmente esse cabo trabalha com uma taxa de transferência de 100 Mbps.

Desvantagens 

Comprimento = Sua principal desvantagem é o limite de comprimento do cabo que é de aproximadamente 100 por trecho.
Interferência = A sua baixa imunidade à interferência eletromagnética, sendo fator preocupante em ambientes industriais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário